top of page

Produção Acadêmica

Reunimos nesta sessão artigos, capítulos de livros e outros tipos de produção acadêmica que orientam as produções experimentais dos estudantes de jornalismo, especialmente quanto à roteirização de reportagens especiais transmídia, projeto doutoral desenvolvido pelo Prof. Me. Marcos Carvalho Mecedo, sob orientação da Prof. Drª. Yvana Fechine no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE)

Dissertações de Mestrado - Programa de Pós-graudação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco Título: Narrativa transmídia jornalística: estratégias e procedimentos nos dossiês Tudo Sobre Resumo: A transmidiação, modelo de produção explorado pela indústria do entretenimento e baseado em estratégias de engajamento e práticas interacionais que articulam conteúdos associados em diferentes mídias e plataformas, também vem sendo experimentada no jornalismo. A adoção do modelo transmídia nesse campo deve considerar a particularidade dos textos jornalísticos, ancorados em processos descritivos-argumentativos, sobretudo para construção das estratégias de expansão, as chamadas narrativas transmídia, que ampliam o conteúdo de referência para outras mídias. Para compreender como se configura uma narrativa transmídia no jornalismo, esse trabalho pretende identificar os procedimentos recorrentes de articulação de conteúdos entre mídias e plataformas nos dossiês Tudo Sobre, do Grupo Folha. Com base nas estruturas discursivas da teoria semiótica greimasiana, o método de análise considerou o desdobramento de aspectos temáticos como critério para identificar, principalmente, as estratégias de expansão, que caracterizam a narrativa transmídia. Essa categorização também levou em conta as relações entre os textos e as funções jornalísticas dos conteúdos dentro do projeto transmídia. As estratégias e procedimentos adotados na série Tudo Sobre serviram para propagar e expandir o texto de referência por meio da atualização, contextualização, opinião e exploração de aspectos temáticos. Os resultados revelam a aplicabilidade de projetos transmídia no jornalismo e destacam a importância do processo de roteirização para estratégias de expansão com base em desdobramentos temáticos.

Artigo publicado na Revista Geminis Título: Narrativas Transmídia em Jornalismo: a expansão de aspectos temáticos Resumo: A transmidiação, modelo de produção que articula conteúdos em diferentes mídias e plataformas por estratégias de propagação e expansão, tem sido experimentada no jornalismo. Com base no conceito de transtextualidade e nas estruturas discursivas da teoria semiótica greimasiana, buscamos compreender como se configura uma narrativa transmídia no jornalismo, considerando o desdobramento temático como critério para identificar suas estratégias. A análise de dois dossiês Tudo Sobre, do Grupo Folha, evidencia o papel dessas estratégias e algumas funções dos conteúdos em relação ao texto de referência: recuperação, promoção, atualização, contextualização, opinião e exploração de aspectos temáticos.

Artigo publicado na Revista Dispositiva Título: Isso é Fantástico: A expansão transmídia da reportagem televisiva ao podcast Resumo: Para acompanhar a migração das audiências para as mídias digitais, os veículos tradicionais de jornalismo vêm promovendo a articulação de seus conteúdos em diferentes plataformas, com destaque para a produção de podcasts. A fim de compreender a complementaridade entre conteúdos, própria do modelo transmídia, esse artigo identifica as estratégias transmídia de expansão na produção de reportagens especiais televisivas do Programa Fantástico e do podcast Isso é Fantástico, enfatizando como se dá a relação de hipertextualidade ou derivação textual: através da ampliação das vozes das fontes, do testemunho dos repórteres na apuração jornalística e de orientações práticas para o cotidiano.

Artigo apresentado no 21º Encontro de Ensino de Jornalismo (Enejor) Título: Jornalismo Transmídia em sala de aula: roteirização de reportagens utilizando o mapa midiático-temático Resumo: O exercício da profissão de jornalista tem se reconfigurado, exigindo desses profissionais competências midiáticas e discursivas que se associam ao modelo de produção transmídia. Este trabalho sistematiza algumas contribuições da aplicação de um método de ensino de roteirização de reportagens especiais transmídia que considera os aspectos temáticos como critério para expansão de novos conteúdos, e põe à prova o mapa midiático-temático, ferramenta concebida com base em estudos analíticos para subsidiar seu processo de produção. A testagem foi realizada com turmas do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, durante os semestres 2020.2 e 2021.1, e seus primeiros resultados apontam para a operacionalidade da ferramenta, evidenciando pistas significativas para o ensino de jornalismo transmídia.

Artigo apresentado no 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Título: Qual é a mídia?: Articulações e sentidos das mídias e plataformas em narrativas transmídia jornalísticas Resumo: O processo de expansão de uma narrativa transmídia jornalística, como prescreve o modelo, exige articulação tanto narrativa quanto midiática. Considerando características essenciais como autonomia e complementaridade de sentido, que promovem um consumo não-linear dos diferentes conteúdos, este artigo discute os critérios de escolha das mídias e plataformas utilizadas para expansão em um projeto transmídia já desenvolvido e, com base em sua análise e observação empírica, aponta possibilidades capazes de orientar a roteirização de novas produções.

©2023 por Contextos Jornalismo by Wix

  • alt.text.label.Instagram
  • Spotify
  • alt.text.label.YouTube
  • TikTok
  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Twitter
  • Issuu
bottom of page